ESCREVER É...
MINHA ALMA SENDO EXPRESSADA COM PALAVRAS RIMADAS OU NÃO.
SÃO AS PALAVRAS ABRINDO CAMINHO PARA ALMA EXPRESSAR QUE TEM SENTIMENTO E RAZÃO

Seguidores

MARA MELLO

domingo, 26 de janeiro de 2014

O Poema e a Flor


Oferecer um poema sem amor é como oferecer uma rosa sem cor.
Não sei se está frase é minha ou li em algum lugar, mas certa manhã acordei comose a estivesse escutando no fim de um sonho.
Refletindo sobre ela, me fez pensar em tudo o que nos dedicamos a fazer sem amor, apenas por obrigação, ou para corresponder aos padrões de conceitos pré estabelecidos.
Apesar de ser uma frase simples, encontrei nela uma ligação com o amor que oferecemos a todos com quem convivemos diariamente, e isso incluí coisas corriqueiras, mas que deixam marcas na vida por tempo indeterminado.
O poeta observa, senti e traduz o que de mais belo, ou o que de mais triste sente naquele exato instante, eternizando através das palavras a intensidade dos seus sentimentos.
Feliz de quem recebe um poema, ou uma música, onde as palavras ditas são as revelações do amor que há no coração de quem as ofertou.
Oferecer rosa á uma pessoa amada, é preciso delicadeza, sensibilidade, atenção ao detalhe do que cada cor representa, antes de oferecê-la.
Certamente não nenhuma satisfação em receber rosas sem vida, onde as cores já não podem mais serem definidas.
Eu, particularmente, nunca vi ninguém oferecendo flores em tais condições, mas se por acaso isso acontece, eu diria que, a pessoa quando não teve o cuidado de oferecer flores em melhores condições, estava num momento amargo, onde os bons sentimentos cederam espaço á insensibilidade, deixando transparente o que pior estava sentindo no seu coração.
Dificilmente alguém irá receber rosas sem cor, sem vida, mas facilmente poemas e músicas são oferecidas sem amor, e nestes casos o efeito é lamentável.
Na nossa vida diária, não precisamos ser poetas, nem oferecer flores o tempo todo para demonstrar o que de mais intimo sentimos.
Neste caso, não estou me referindo a romances, mas sim ao carinho, boa vontade, dedicação, desprendimento, e nada mais que na própria família para observar como estão os sentimentos da nossa doação.
Fazemos coisas semelhantes o tempo todo, e um bom exemplo é quando sorrimos ao cumprimentar um filho, ou filho cumprimentando seus pais, ás vezes com alegria/cor, ou ás vezes meio que automático/sem vida. Isso quando são famílias que ainda entende o que são valores familiares.
O nosso contato com o mundo é o reflexo do que sentimos, pensamos, somos, sendo assim, impossível esperar que a imagem refletida, a emoção transmitida, seja de amor, gratidão, confiança, muito pior é quando dentro do próprio lar esta imagem reflete apenas um vazio.
Nunca é tarde para entender que basta iniciar há qualquer momento, um elogio sincero, um abraço inesperado, um eu te amo apenas por você ser assim...
Fora de casa este exercício também pode ser um tanto difícil, mas se na família ele for deixado de lado, tudo que estaremos realizando será tão supérfluo quanto poemas sem amor, flores sem cor.

Mara Mello

Nenhum comentário:

Homenagens

08 de Março Dia Internacional das Mulheres
Homenagens

Dia das Mães

Dia das Mães