ESCREVER É...
MINHA ALMA SENDO EXPRESSADA COM PALAVRAS RIMADAS OU NÃO.
SÃO AS PALAVRAS ABRINDO CAMINHO PARA ALMA EXPRESSAR QUE TEM SENTIMENTO E RAZÃO

Seguidores

MARA MELLO

domingo, 13 de maio de 2012

Vida de Mãe

 
Cada dia que passa a emoção toma conta da incrível experiência de ser mãe.
Lentamente a barriga cresce, os meses passam e os sonhos vão se tornando realidade.
Uma vida se formando e a curiosidade de ver e sentir aquela pequena criança amada foge da lógica de conhecer para amar... Não sabe a força que terá o olhar, o timbre da voz, a postura e nem tem certeza da personalidade, ama apenas porque é seu filho.
O grande dia chega, e devagar uma dor começa a dar sinal que chegou a hora. Chegou o momento mais esperado, ver o rostinho, sentir seu cheirinho e amamentar!
A dor de repente é deixada pra lá diante da imensa emoção que tomou conta, nada serve para comparar a felicidade simplesmente única.
O prazer de amparar, alimentar e cuidar faz com que as mães sentem-se insuperáveis, destemidas, eternamente agradecidas pelo privilégio de ser responsáveis por aquele pequeno e frágil ser que reconhece no seu colo a proteção, no som da suave voz que fala baixinho a paz o tranquiliza.
 Não precisa de nenhuma palavra para saber as suas vontades e necessidades, conhece o choro de dengo, sono, fome, cólica, acompanha as mudanças e aprendizados. Um dia descobre as mãozinhas, outro os pezinhos, até que um belo dia o seu lindo bebê descobre o som da própria voz e é aí que termina o silêncio da casa.

A mãe que já falava com seu filho desde quando ainda o trazia no seu ventre, passa a ter as respostas mesmo que sem nenhuma compreensão, afinal nem o bebê entende o que são as palavras e para que elas servem, mas gosta  de ouvir e inconscientemente sabe que também vão conseguir e não desiste, até que a realização fica maior o dia que se ouve pela primeira vez dizer “MAMÃE”.    O orgulho é grande e o desejo de compartilhar tamanha alegria faz com que conte para todos em detalhes as gracinhas diárias do seu bebê e repete com entusiasmo que ele agora já está tentando falar mamãe
            
Noites mal dormidas, a própria vida em segundo plano, tudo que importa é o filho, e na total dedicação ajuda-o a dar os primeiros passos, mesmo sabendo que cada dia que passar ele caminhará para sua independência e muitas vezes para longe dela, começando pela escolinha onde ali a visão inicia a expansão do mundo
Algumas mães ficam um pouco frustradas com as dificuldades dos filhos em se relacionarem ou aprenderem, mais nada as impede de ama-los acima de tudo e de todos. 

Cada mãe passou por todas essas fases de ser filha desde o útero das suas mães, talvez isso facilita a compreensão com os próprios filhos, pois eles repetem a história, mas nem por isso ameniza os sentimentos cada vez que chega a hora que seus filhos caminharem cada vez mais distante.
Todos sem exceção, vivenciam a experiência de ser filhos e muitos, talvez a maioria, são gratos pelas suas mãe e o que elas representam nas suas vidas, mais somente são as verdadeiras mães que receberam o maior dom, o de gerar no seu ventre uma vida, dedicando-se a prepará-los para viverem sua individualidade no mundo
Mães se realizam quando dão a vida a seus filhos para que eles sigam vivendo seus próprios sonhos, mais sempre na esperança de tê-los por perto, mesmo que através de um telefonema, um e-mail ou algo que os mantém ligados.



 A vida inicial de uma mãe é sempre fácil de contar, quase sempre são parecidas, pois quando se é mãe com sentimento, enfrenta a dor de ter o filho doente, a angústia dos momentos difíceis, as dificuldades financeiras e quando a renda é baixa, de tudo faz para sustentá-los, muitas vezes tirando do seu prato para que eles não durmam com fome.


A sensação de vazio cada vez que o filho está ausente por motivos escolares ou na casa dos avós, o ciúmes silencioso quando sua criança cresce e começa a namorar e também preferir os amigos para muitas vezes confidenciar suas particularidades, e é nessa fase que muitos caminhos se abrem e seus filhos seguem o que mais lhe convém.


A vida de uma mãe é baseada na fé em Deus, pedindo pelos seus filhos, para que eles fiquem de pé.

Texto de Mara Mello


Nenhum comentário:

Homenagens

08 de Março Dia Internacional das Mulheres
Homenagens

Dia das Mães

Dia das Mães