ESCREVER É...
MINHA ALMA SENDO EXPRESSADA COM PALAVRAS RIMADAS OU NÃO.
SÃO AS PALAVRAS ABRINDO CAMINHO PARA ALMA EXPRESSAR QUE TEM SENTIMENTO E RAZÃO

Seguidores

MARA MELLO

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Outubro Rosa


Conhecido em todo o mundo por Outubro Rosa,este mês é dedicado a prevenção do câncer de mama.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro
Neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas!
O material serve para tirar dúvidas, informar e derrubar mitos sobre a doença. Com a detecção precoce do câncer de mama, as chances de cura para a doença aumentam muito, e todas as mulheres precisam se conscientizar sobre a importância dos exames.  
Principais recomendações:
Mamografia - anualmente após os 40 anos.
Exame clínico das mamas - a partir dos 20 anos como parte do atendimento médico integral da mulher.
Autoexame - mensalmente, de sete a dez dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Para as mulheres que não menstruam mais, deve-se escolher um dia no mês.
Ultrassonografia - é indicada em casos específicos como exame complementar, particularmente  em mulheres jovens, à procura de cistos ou nódulos ou, ainda, para diferenciá-los. Também permite orientar outros procedimentos como punções e biopsias.
Também é importante lembrar que dicas e hábitos saudáveis faz toda a diferença.
- Evite o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
-Tenha uma dieta saudável, com variedades de frutas, legumes e verduras.
-Diminua o consumo de produtos que tenham gordura animal.
-Não faça uso de hormônios e anticoncepcionais sem o devido acompanhamento médico.
-Pratique atividades físicas,pelo menos quatro a cinco horas semanais, em intensidade leve ou moderada, desde que não exista contraindicação.
A obesidade é uma doença relacionada principalmente aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. O excesso de peso aumenta os riscos de desenvolvimento de tumores no organismo.
É importante você saber a respeito do câncer de mama porque é o câncer mais comum entre as mulheres e se for diagnosticado em estágio inicial, pode ter cura. Se não for tratado pode se alastrar para órgãos vitais, como ossos, pulmão e fígado, e levar a morte.
A maioria dos caroços da mama são benignos, isto é, não são câncer. O câncer em fase inicial geralmente não apresenta nenhum sinal, só é detectável por algum tipo de exame, principalmente mamografia, e não dói.
A doença pode mostrar diversos sinais como vermelhidão, inchaço, coceira, ferida, saída de sangue ou água cristalina pelo bico da mama e presença de algum caroço. Dor em geral aparece em casos mais avançados do câncer.
Hoje em dia com variados tipos e cirurgia, avanço da radioterapia, da quimioterapia e da hormonioterapia a cura é uma realidade. Quando descoberto em fase inicial (até 1cm), existe mais de 90% de chances de cura. Mesmo quando descoberto em fase ais avançada (5cm ou mais), as chances de cura também existem (cerca de 30%).
Em câncer de mama o  mais importante é o diagnóstico precoce: quanto antes for descoberto, maiores são as chances de cura.

Informações do Instituto Se Toque - Organização sem fins lucrativos

Nenhum comentário:

Homenagens

08 de Março Dia Internacional das Mulheres
Homenagens

Dia das Mães

Dia das Mães