ESCREVER É...
MINHA ALMA SENDO EXPRESSADA COM PALAVRAS RIMADAS OU NÃO.
SÃO AS PALAVRAS ABRINDO CAMINHO PARA ALMA EXPRESSAR QUE TEM SENTIMENTO E RAZÃO

Seguidores

MARA MELLO

domingo, 11 de julho de 2010

Individualidade com liberdade


As pessoas se afastam umas das outras,quando não é mais permitido nenhum tipo de controle sobre a vida do outro.Perde o sentido dos relacionamentos,quando percebem que não podem controlar em momento algum.
São casamentos desfeitos,amizades perdidas,pais infelizes,sociedade desunida,porque o outro não deixou ser "cuidado".
Os controladores realmente acreditam que estão cuidando,quando na verdade cuidar não invade jamais a individualidade.
Também há os controladores que sempre precisam de "cuidados",pra poder assim controlar o outro e te-lo sempre por perto.Normalmente pra controlar é preciso se colocar no papel de vítima.
O hábito de manter a rotina normalmente é muito perigoso,pois ao mesmo tempo que dá a sensação de segurança,também permite um certo controle.
Há sofrimento,quando há mudança na rotina.Quando não se chega no horário,não telefona como de costume, não da satisfação de seus atos e acontecimentos.
Os melhores filhos são sempre os submissos,pois os que não aceitam idéias prontas e impostas,que ousam ir em busca de seus conhecimentos,fazendo sua história,correndo riscos ou não,esses são considerados como teimosos,que dá trabalho,rebelde,algumas vezes a vergonha da família.
Já os considerados o orgulho dos pais,são os que não ousam ter suas próprias crenças e religiões,se vestem,leem somente os livros recomendaos,não se permitindo novos conhecimentos,algumas vezes fazem faculdade ou curso de acordo com a vontade da família e até mesmo se casam com um tipo de pessoa que agrada os pais e a sociedade.Enfim o submisso é sempre um infeliz(na minha opinião).E quando a infelicidade de servir sempre,começa a sufocar,então o submisso passa ter comportamento de vítima,assim também exerce algum controle.
Viver de acordo com o que a religião,família,mídia impõe,só fazem com que as escolhas não sejam verdadeiras.Que a vida vivida não é verdadeira.
Viver na submissão e no controle,gera a fofoca quando uma das partes não concorda com as atitudes dos outros.A fofoca nada mais é que ficar admirado com a ousadia ou com a coragem que na opnião pública,o outro tem em fazer o que já foi determinado por um "certo alguém" que não se deve fazer.
Portanto assim se julga e condena os ousados e corajosos,normalmente com a sentença do afastamento.
O que não se permite ser controlado,normalmente se conhece muito bem,sabe de seus desejos,sabe encontrar a paz,porque sabe se afastar do que não agrada.Não precisa de vicíos pra satisfazer suas anciedades,pois o vicío também é controlador.O ousado é feliz (na minha opinião).
Acredito que se pode viver em harmonia sem as falsas correntes,respeitando o direito de escolha,a liberdade de pensar e fazer,compartilhando sempre por prazer em assim fazer com verdade e não para agradar.
Essa decisão não deve ser dificíl quando se pensa no próximo e em si.
A decisão de controlar ou não uma pessoa ou situação deve ser ponderada quando impede a liberdade de expressão,de escolhas e aprendizado.
Muito se fala sobre a mentira,sem perceber que o controle gera em muitas vezes mentirosos,pois pra se livrar algumas vezes de dar satisfação,para fazer o que acham importante ou nescessário se fala qualquer coisa.Lógico que não concordo com mentirosos e não acho nescessário usar dessa artimanha para se safar,mais é o caminho que a maioria encontra para evitar os julgamentos e comentários maldosos.
Será mesmo que pra transformar nossos filhos em bons cidadãos,temos que impedi-los de ter a liberdade de fazer suas escolhas,imbutindo idéias prontas a respeito do que nós pais acreditamos?
Por que ao invés de determinar o que devem ou não devem fazer,não ajudamos eles pensarem nas consequencia de cada atitude,o que vai ou não prejudicar alguém ou a sua própria vida,e assim as escolhas podem ser mais acertadas.Penso que não prejudicar ninguém é o que na verdade agrada a todos inclusive a Deus.
O controle aprisiona e transforma as emoções.
Muitos não questionam,simplesmente obedece e se reprimem,e logo esta morto mais um sentimento seja ele qual for,de amizade ou de amor,porque primeiro morreu a verdade.
Pra ter uma individualidade precisa ter a liberdade de ser,fazer,escolher,errar,acertar,...,etc.
Respeitar e compartilhar nos da essa liberdade e nos aproxima muito mais das pessoas,fazendo assim que os sentimentos sejam verdadeiros,e que haja confiança, entendimento e compreensão.

Um comentário:

Neusa disse...

Olá amiga... Tudo bem? Estou feliz por estar de volta... Senti sua falta!
Qto a controles... Observo que só existem controladores pq existem os que se deixam controlar... Mas não importa , o que vale é que podemos mudar esse jogo a qualquer momento.
Abrçs carinhosos
Neusa

Homenagens

08 de Março Dia Internacional das Mulheres
Homenagens

Dia das Mães

Dia das Mães