Depois de 16 anos de casada me separei,há um ano.Como toda separação é muito sofrida pra todos da familia,e ate mesmo pros amigos que ja estavam acostumados com o casal,principalmente para os filhos. Tenho uma filha de 16 anos,que é e foi sempre muito minha companheira e amiga,me dando força e coragem e trazendo pra minha vida alegria.
Mesmo sabendo sempre da responsabilidade e da conciência que sou um exemplo constante pra ela,percebo hoje a profundidade disso tudo.
A mulher de seu pai está grávida,e naturalmente uma filha que sempre teve seus pais como exemplo de familia unida,com a idéia de que o casamneto era pra sempre só com ela de filha,de repente a reviravolta trouxe muitos sentimentos nada bons...
Ela e o pai sofrem de maneira diferente,ele arrependido de tudo que aconteceu,sabendo que não tem como voltar atrás,e fazendo ou vivendo meio que sem rumo,e ela,minha filha,revoltada por não ter mais a familia "ideal" e ainda dividir com um irmão,filho do pai que ela tanto ama com uma mulher que ela não aceita e nutre muita magoa.
Ambos choram e desabafam comigo,na esperança que posso ajuda-los.
Quando eu e ela conversamos a respeito,observo em suas palavras que ela gostaria de ter as mesmas reações e atitudes que eu tenho diante dos obstáculos ou das surpresas da vida,acreditando até que eu não tenho muitas vezes sentimentos ruins também.Lógico que os tenho,mais sei procurar o lado bom de tudo ou esperar pacientemente os acontecimentos,acreditando sempre que vou ter capacidade de me superar e que a vida é assim,com novidades ruins ou boas, mesmo que as vezes parecem demorar muito a chegar.
Ser guerreira,é também ter sentimentos bons e ruins,mais mesmo com feridas não desistir da luta.Usar as cicatrizes para nunca esquecer o que aprendeu.
Um dia,quando ela e o namorado se separaram depois de quase três anos de namoro,eu percebi que ela não chorou,então perguntei se não estava sendo dificil,já que não tinha visto ela chorar,para minha surpresa a resposta foi que ela tinha aprendido ser forte como eu.
Concluo então que como mãe preciso ter responsabilidade nos exemplos,mesmo até quando estou triste e enfrentando alguma dificuldade,porque minha filha vai sempre pensar que sou ou estou certa.
Mãe precisa ter responsabilidade até com o que demonstra sentir!